O mote parece simples, mas engenhoso: três personagens criados através de inteligência artificial, mas com curadoria humana, que permitem conhecer os programas eleitorais dos 8 partidos e coligações com assento no Parlamento português. Este é o ponto de partida do novo projeto editorial do portal português SAPO e que já está disponível.
Incluído no dossier sobre as eleições de 10 de março criado pelo portal, o “POL(AI)TÓLOGOS” foi criado a partir do ChatGPT, treinando a plataforma com 22 perguntas sobre diversos temas e os programas eleitorais de todos os partidos com assento parlamentar. Enquanto isso, a equipa submetia também à plataforma a criação a “personalidade” de três robots.
Tudo isto originou 528 respostas e três robots com as suas especificidades peculiares: “O Catraio, uma inocente criança de 5 anos, o Piadolas, humorista e crítico mordaz, e o Velho do Restelo, resmungão e pessimista, são as personagens que vão analisar as diferentes propostas e dar resposta rápida, também ela gerada por AI, fazendo assim um mapeamento dos principais temas da atualidade nacional”, refere a Altice Portugal, detentora do SAPO, em nota enviada às redações, reforçando que a aboradagem dos robôs incide sobre todos os temas importantes “numa abordagem que pretende conjugar a utilidade da informação em causa e o humor que está presente na forma caricatural como personagens, programas e argumentos políticos são apresentados”.
A iniciativa faz parte da cobertura do SAPO para as eleições e junta-se aos conteúdos dos mais de 150 parceiros do portal: “Enquanto maior player na agregação, produção e curadoria de conteúdos e ativos digitais em Portugal, o SAPO procura em mais um momento significativo da atualidade portuguesa dar um contributo relevante para uma sociedade globalmente mais informada, esclarecida e participativa”, frisa.
O “POL(AI)TÓLOGOS” está disponível gratuitamente.
